MUNDO ROTÁRIO BRASILEIRO

O Maior  e Mais Completo Portal de Assuntos Rotários do Brasil


PORQUE HOSPEDAR UM SITE NO PORTAL ?

Porque o MUNDO ROTÁRIO BRASILEIRO é um Site de rotarianos para rotarianos, e o endereço é único para todos:

www.rotarybrasil.com.br

Quais são as vantagens que um endereço único oferece?


É muito mais racional. Fácil de memorizar e simples para encontrar Distritos e seus Clubes.

Porque para divulgar Rotary, a informação tem de estar concentrada e não espalhada .

Porque para informar bem, temos de oferecer simplicidade de acesso e farto conteúdo.

Vejamos isto um pouco melhor.

Imagine um rotariano não familiarizado com internet  que encontra as seguintes informações:

geocities.com/CapitolHill/Senate/8283
terravista.pt/baiagatas/7019
k6.com.br
geocities.com.baja/trails/3010.htm

Com a mais absoluta certeza podemos dizer que simplesmente as desprezará,
pois não lhe transmite absolutamente nada
, e por incrível que pareça, esses endereços são ou foram de sites de rotary.

Agora caro companheiro rotariano internauta, se você encontrar a mesma informação, precedida do www, perceberá tratarem-se de endereços eletrônicos e os verá da seguinte forma:

www.geocities.com/CapitolHill/Senate/8283
www.terravista.pt/baiagatas/7019
www.k6.com.br
www.geocities.com.baja/trails/3010.htm

Será que desta forma o problema fica resolvido?       

Vejamos É obvio que não.

É bem provável  e quase certo, de que você também desprezará   estas  informações, pois  elas  não  lhe dizem  absolutamente nada. Ninguém vai a um lugar que não lhe  diz nada. E se você estiver à  procura  de  endereços  de Distritos e Clubes de Rotary, não vai clicar nestes endereços, que não nos  ligam ao  que  procuramos, e  não  podemos  perder tempo com buscas tão árduas.

Lamentavelmente os endereços vistos são de Rotary Clubs.  (alteramos  algumas letras ou números para impedir  o acesso  e  preservar  as  identidades  dos clubes em erro).

O que é necessário a um endereço para que seja lembrado?

Que seja o mais simples possível e que identifique a individualidade, mas  ao mesmo  tempo  a  relacione com o que é, faz, produz, vende, oferece etc.

Positivamente os endereços que acabamos  de  ver não contém estes princípios. Não induzem  lembrar  Rotary.  São complicados  e  quase  impossíveis  de serem decorados.
 

O que podemos dizer a respeito do que acabamos de ver?

Que é esforço jogado fora. (sem serventia.)

Não reflete profissionalismo.

Os rotarianos sendo profissionais destacados em suas atividades, têm a obrigação de mostrar isto através da divulgação de suas entidades. (Distritos e Clubes). Isto tem de ser de forma coerente e  profissional
.

POR QUE EXISTEM TAIS ENDEREÇOS?

Devido ao fato de que, quem via de regra produz os sites para os clubes, não são os próprios rotarianos, mas pessoas ligadas a eles (não rotarianos).
Na maioria dos casos, quem elabora o site, não tem os conhecimentos rotários necessários. O site é produzido para satisfação de uns poucos, Presidente ou Governador. Só para poder dizer que tem Site. Que está na moda.
A matéria é jogada na WEB com a convicção de que está tudo resolvido.
Para não ter custos de hospedagem junto ao provedor, são buscados sites gratuítos, dos quais, neste caso, os hospedados  recebem os endereços por imposição e conveniência do provedor e não do usuário.

Mas estes endereços não atendem a divulgação de Rotary?

Como já vimos anteriormente, e a vista dos argumentos já citados  voltamos a afirmar que definitivamente não.

Diríamos, inicialmente, que a rigor, não são endereços. São verdadeiros esconderijos.
Só servem a quem os inventou, sabe o que é, e onde está. Se todos os Distritos e Clubes, trilharem por este caminho pouco profissional, logo mais alguém terá de produzir uma lista de endereços eletrônicos, com imensos custos de compilação e elaboração, impressão, distribuição etc.etc. Como estes sites também são a toda hora mudados de provedor, em pouco tempo tudo estará desatualizado e de nada servirá.
Quem se encarregará do trabalho de elaboração da atualização etc, etc. e como serão cobertos os custos?

No século passado Rotary trabalhava em silêncio. Não fazia alarde de suas obras.
Hoje não. No mundo globalizado é bom que todos saibam o que Rotary faz, por isso é muito bom os Distritos e os Clubes terem seus sites. Precisamos mostrar ao mundo, o que é Rotary, o que faz, como faz e porque faz. Nossos projetos, campanhas e obras.
Isto cria respeito, simpatia e colaboração e abre campo para novas adesões. Abre o caminho para conseguir simpatia pela causa rotária e é um importante suporte para o plano de desenvolvimento do quadro social.

Mas e os Sites de Busca?

Não ajudam a encontrar os clubes?

Sim e Não.

Os Sites de busca irão relacionar um grande número de referências cadastrais do tipo de Hieróglifos que já vimos antes. Será preciso abrir um a um para ver se é o endereço do Clube que procuramos. É um trabalho de procura demasiado exaustivo que demanda de tempo.

É irracional e nada profissional.

PORQUE OCORRE A DESATUALIZAÇÃO?

Por diversas razões. Vejamos.

Alguém produziu o Site gratuitamente, fez um esforço e se dedicou por alguns dias ou semanas e elaborou o trabalho Por vezes, eventualmente até bem feito.

Colocou o Site na Web. Recebeu os elogios do Presidente, dos companheiros tudo muito festivo. Por um certo tempo a situação atende. Ocorre que a manutenção e atualização é mais trabalhosa que a criação. Um ano passa muito rápido. Um novo Conselho Diretor assume nova gestão. Muda tudo. Aí o novo presidente precisa pedir ao companheiro que trabalhou gratuitamente para voltar a fazer a reformulação. As vezes tal companheiro já não está mais no clube, ou na nova situação, agora não tem tempo ou tem lá suas razões para não querer ou poder fazer.
E fica tudo como está.
O lema do Presidente de RI que já se foi continua lá. O plano de atividades do Conselho anterior não é atualizado para a nova gestão. O quadro social fica com sócios que já saíram e sem os sócios que entraram.

Há outras razões que dificultam a atualização de um Site?

Há e são várias.

Inicialmente diríamos que tudo que é de graça não vale nada. Não se dá valor.

Como exigir alguma coisa de quem fez gratuitamente?

As alterações são constantes e requerem muito mais tempo do que se imagina, e estes sacrifícios não podem e não devem ser exigidos sempre das mesmas pessoas.


Mas se eu procuro um clube e não souber seu Distrito? 

Para isto o Mundo Rotário Brasileiro desenvolveu uma solução que oferece  uma grande vantagem. No nosso Portal se navega usando linguagem rotária. No mínimo o rotariano saberá a região onde se localiza o clube. Assim, o ícone, LOCALIZE SEU DISTRITO
PELO MAPA, resolve esta questão. Sei que o clube que procuro é do Mato Grosso. Vou ao Mapa, clico no Estado do Mato Grosso, e abre a página do Distrito daquela região. No Site do Distrito, certamente encontraremos a relação dos clubes que o compõe.

Se o Distrito em questão estiver também sob a Administração do Mundo Rotário Brasileiro, será com certeza. Se não for, precisaremos trabalhar para que haja adesão ao nosso sistema proposto, que visa simplificar e conjugar esforços.

Quais são os maiores obstáculos para uma maior adesão ao projeto?

Indiferença.
Falta de visão.
Vaidade pessoal.
Falsa idéia de que o custo é elevado.

O computador substituiu a máquina de escrever, e a  Internet veio para ficar. Não há como alterar isto.

Portanto, precisamos tirar as vantagens que a nova forma de divulgar nos oferece. Rotary precisa evoluir. Rotary somos nós. Portanto nós precisamos evoluir para nos adaptar à nova realidade.

O que poderia ser dito de real importância para o contexto?

É de suma importância que todos se conscientizem, que os homens nos cargos passam, mas ROTARY fica.

Assim, acima de tudo, o que temos de promover e divulgar é ROTARY. A pessoa no cargo, qualquer que seja, deve ter o destaque do cargo no  período em que estiver nele, mas a promoção e divulgação deve ser do coletivo.

A promoção deve ser da entidade e não das pessoas. Quando isto for realmente praticado, todos os problemas estarão resolvidos.  

O que efetivamente o Site Portal oferece aos Clubes e Distritos?

Construção das páginas privativas, colocando os itens mais importantes de cada entidade. A permanente vigilância atualizada, tanto tecnológica de programas como dados do clube.
Administração do Site, com domínio legalizado.
Garantia de observância da orientação oriunda  RI e em consonância com espírito rotário. 
Hospedagem junto ao provedor.  

Acessoria profissional e filtragem neutra para só inserir efetivamente assuntos de Rotary
.

O MUNDO ROTÁRIO BRASILEIRO
no endereço www.rotarybrasil.com.br
é oficialmente reconhecido por RI?

SIM.     É um dos raros sites que tem este privilégio.

A maior conquista do Portal, é o reconhecimento oficial de RI, nas Convenções Internacionais de San Antonio e Barcelona, dois anos consecutivos, que o classificou como o melhor e mais completo instrumento de divulgação de Rotary pela Internet no Brasil.

Pela simplicidade e racionalidade do projeto, segundo opinião de R.I., o mesmo recebe as homenagens com recomendação a ser apoiado e prestigiado por todos, estendendo a láurea, ao Distrito e Clube que apoiaram a iniciativa.

Como um clube ou distrito rotário pode aderir ao Site Portal?

A entidade, clube ou distrito, assinará um  contrato  de  adesão,  com  o Administrador do Portal, no qual são definidos direitos e obrigações das partes.

* * * * *

Contatos diretamente através do Portal.

 

 

.

Copyright ©  -  Mundo Rotário Brasileiro - Todos direitos reservados.